Trump ameaça revogar licenças de emissoras de TV que estão 'contra' ele
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Programa de Jimmy Kimmel é tirado do ar pós comentários sobre morte de Charlie Kirk
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (18) revogar licenças de emissoras de televisão que se posicionarem “contra” ele. A declaração foi feita um dia após o programa do comediante Jimmy Kimmel ser tirado do ar na ABC.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A repórteres, sem apresentar provas, o presidente disse ter lido “em algum lugar” que 97% das emissoras de TV dos Estados Unidos se posicionaram contra ele durante as eleições presidenciais de 2024.
“Li em algum lugar que as emissoras estavam 97% contra mim novamente, 97% negativas, e mesmo assim eu venci, e com facilidade. Acho que talvez a licença deles devesse ser retirada. Caberá a Brendan Carr decidir”, afirmou.
Brendan Carr é o chefe da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos EUA.
LEIA TAMBÉM:
Programa de Jimmy Kimmel é tirado do ar por tempo indeterminado após comentários sobre morte de Charlie Kirk
Trump comemora suspensão do programa de Jimmy Kimmel e diz que apresentador 'deveria ter sido demitido há muito tempo'
Brendan Carr, presidente da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC), em entrevista a podcast
The Benny Show / Reprodução
Em entrevista ao podcast americano Benny Show, Carr comentou a suspensão de Jimmy Kimmel e o chamou de "sem talento". Ele também fez duras críticas à mídia e disse que "algo precisa mudar".
"Uma licença concedida por nós traz consigo a obrigação de operar no interesse público. (...) Temos uma regra no livro que interpreta um padrão de interesse público que diz que a distorção de notícias é algo proibido. Da mesma forma, temos uma regra que trata de fraudes em transmissões. E assim, novamente, ao longo dos anos, a FCC se absteve de aplicá-la. E não acho que tenha beneficiado ninguém. Basta olhar para a credibilidade dessa mídia tradicional. Ela está completamente destruída", declarou.
Esta não é a primeira vez que Trump faz essa ameaça. No dia 25 de agosto, em postagem na rede Truth Social, o alvo do presidente americano foram as redes de TV ABC e NBC. Ele disse que muitos pediam a revogação da licença delas e que seria totalmente a favor da decisão:
"As fake news da ABC e da NBC, duas das piores e mais tendenciosas emissoras da história, me rendem 97% de notícias ruins. Se for esse o caso, elas são simplesmente um braço do Partido Democrata e deveriam, segundo muitos, ter suas licenças revogadas pela FCC. Eu seria totalmente a favor disso, porque elas são tão tendenciosas e mentirosas. Uma ameaça real à nossa democracia".
Nos últimos meses, o presidente tem feito uma série de ataques e movido processos contra veículos de imprensa dos Estados Unidos. Recentemente, ele pediu indenizações bilionárias aos jornais "The New York Times" e "The Wall Street Journal" por reportagens que o relacionavam a polêmicas, como o caso Jeffrey Epstein e criptomoedas.
Presidente Donald Trump durante visita de Estado ao Reino Unido.
Leon Neal/Reuters