Terremoto de 7,8 na Rússia provoca alerta de tsunami na mesma área atingida por forte tremor em julho
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Ponto vermelho indica região onde terremoto foi registrado, em 18 de setembro de 2025
USGS
Um terremoto de magnitude 7,8 foi registrado nesta quinta-feira (18) na costa da Rússia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um alerta de tsunami foi emitido para a região e ilhas próximas.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O epicentro foi a 128 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, cidade de 165 mil habitantes na Península de Kamtchatka, no extremo leste russo. O tremor ocorreu a 10 km de profundidade, o que aumenta o risco de formação de tsunamis.
O governador da região de Kamtchatka afirmou que todos os serviços locais foram colocados em estado de prontidão. Não há informações sobre estragos ou feridos.
Segundo o USGS, ondas de até três metros podem atingir a costa leste da Rússia. O órgão também emitiu um alerta para o Havaí, com fenômenos de até um metro.
No fim de julho, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a mesma área e provocou tsunamis na Rússia, Japão e Havaí, colocando vários países do Pacífico em alerta.
À época, ondas de até 4 metros atingiram a Península de Kamtchatka, destruindo construções costeiras e forçando centenas de pessoas a deixar suas casas. Não houve registro de mortes.
Em julho, após o terremoto de 8,8, ondas de até 4 metros se formaram na região, destruindo algumas construções costeiras da Península de Kamtchatka, na Rússia. Centenas de pessoas precisaram sair de casa. Não houve registro de mortes.
A região também abriga uma base militar russa de submarinos nucleares. Em agosto, o jornal The New York Times informou que a instalação poderia ter sido danificada pelo tremor de julho.
Veja abaixo um vídeo sobre o tsunami de julho.
Terremoto provoca alerta de tsunami em 20 países
VÍDEOS: mais assistidos do g1